Eleições municipais 2024: 214 cidades brasileiras têm apenas um candidato a prefeito
Levantamento da CNM apontou ainda que o número mais que dobrou em relação ao pleito de 2020
Nas eleições municipais de 2024, 214 cidades brasileiras têm apenas um candidato para prefeito, o que significa que o postulante pode ser eleito com somente um voto – inclusive o próprio – na urna. O levantamento foi feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Desde 2000, quando o primeiro mapeamento foi feito, esse é o maior número de cidades com candidatura única nas eleições municipais. Na comparação com o pleito de 2020, último em que foram escolhidos vereadores e prefeitos, a quantidade deste ano representa exatamente o dobro.
+ Mais de 60 congressistas titulares são candidatos nas eleições municipais de 2024
Nas cidades com apenas um candidato, a média populacional é de 6,7 mil habitantes. Entre esses municípios, o que tem a menor população é Borá (SP), com 907 moradores. Já o que tem o maior contingente é Batatais (SP), com 58.402 residentes.
O Rio Grande do Sul é o estado com mais cidades (43) em que apenas um candidato concorre à prefeitura. Em seguida aparecem Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20).
+ Goiânia tem candidato a prefeito de capital mais rico do país; veja ranking de patrimônios
Outro dado apontado pela CNM é que 64% das candidaturas únicas são de postulantes filiados ao MDB, PSD, PP ou ao União Brasil.
O levantamento aponta ainda que a maioria dos candidatos que disputam o pleito sem adversário concorre à reeleição, sendo 70% deles.