Eleição em Palmas: Janad Valcari (PL) tem 46,6% e Eduardo Siqueira Campos (Podemos), 46%, diz Paraná Pesquisas
Margem de erro é de 3,5 pontos percentuais; brancos e nulos somam 4,4%
Uma nova pesquisa sobre as intenções de voto em Palmas, no Tocantins, revela que a disputa pela prefeitura capital está acirrada. Segundo dados do Instituto Paraná Pesquisas, Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira Campos (Podemos) estão praticamente empatados na corrida para o segundo turno. A pesquisa mostra que Valcari tem leve vantagem, com 46,6%, e Eduardo Siqueira Campos aparece logo atrás, com 46%.
O levantamento, realizado entre os dias 20 e 23 de outubro, tem uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais, que torna o cenário imprevisível até o dia da votação. Entre os eleitores que não souberam ou não responderam, o índice foi de 3,0%, e 4,4% declararam que votarão branco ou nulo.
Na pesquisa de expectativa de vitória, quando eleitor é questionado sobre quem acredita que será o próximo prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos leva uma ligeira vantagem. Cerca de 46,9% dos entrevistados apostam na vitória dele, enquanto 43,4% acham que Valcari sairá vitoriosa.
+ Eduardo Pimentel tem 48,8% das intenções de voto e Cristina Graeml 41,2%, em Curitiba
Outro dado da pesquisa é o índice de rejeição dos candidatos. Eduardo Siqueira Campos lidera, com 42,8% dos eleitores afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Janad Valcari aparece com 41,1%.
A pesquisa também detalha o comportamento eleitoral de diferentes grupos demográficos. No recorte por gênero, Valcari tem uma vantagem entre os homens, com 47,6% contra 46,5% de Campos. Entre as mulheres, a disputa é ainda mais apertada: Janad Valcari tem 45,8%, enquanto Eduardo Siqueira Campos fica com 45,5%.
Para a realização dessa pesquisa, que está registrada noTribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código TO-07300/2024, o Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores e atinge um grau de confiança de 95,0%.