Eduardo Pimentel (PSD) vence Cristina Graeml (PMB) e é eleito prefeito de Curitiba
Atual vice-prefeito da capital teve a vitória confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) neste domingo (27)
O atual vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), venceu a disputa do segundo turno das Eleições Municipais de 2024 contra Cristina Graeml (PMB) e assumirá o executivo da capital. O resultado foi confirmado neste domingo (27) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Com 100% das urnas apuradas, Pimentel recebeu 57,64% dos votos válidos (531.029 no total). Cristina foi votada por 42,36% do eleitorado (390.254 no total). Votaram em nulo 4,14% (41.082), e brancos foram 2,92% (28.949).
No total, compareceram às urnas na capital paranaense 991.314 eleitores (69,63%). A abstenção chegou a 30,37% (ou 432.408 eleitores).
O novo vice-prefeito será o deputado federal Paulo Martins (PL), que compôs a chapa após indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Trajetória
Curitibano, Eduardo Pimentel é formado em Administração com pós-graduação em Agronegócios pela Universidade Positivo e tem especialização em Cidades Inteligentes pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV).
Ele foi diretor do Ceasa da capital e está no segundo mandato como vice-prefeito de Curitiba após a reeleição com o atual prefeito Rafael Greca (PSD), que não pode concorrer.
Ainda no campo político, Eduardo foi subchefe da Casa Civil do estado e, já na chapa de Greca, ocupou o cargo de secretário municipal de Obras, onde se destacou. Ele tem o apoio do ex-deputado federal e procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol (Novo), e do governador do estado, Ratinho Júnior (PSD).
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Pimentel tem um patrimônio de R$ 2,2 milhões.