Lula e Alckmin são diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral
Cerimônia formaliza a escolha dos eleitos e marca fim do processo eleitoral
SBT News
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) participam, nesta 2ª feira (12.dez), da cerimônia de diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A cerimônia formaliza Lula e Alckmin como presidente e vice-presidente eleitos para o mandato de 2023-2026. Na solenidade, os diplomas são assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que também abre a sessão solene e escolhe dois ministros da Corte para conduzirem Lula e Alckmin ao plenário.
Diplomação
O Tribunal Superior Eleitoral é responsável por diplomar as pessoas eleitas para ocupar os cargos de presidente e vice-presidente da República. Conforme indicou o TSE, a diplomação é "uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha da pessoa eleita pela maioria das brasileiras e dos brasileiros nas urnas".
O TSE aponta ainda que "a entrega dos diplomas é indispensável para a posse, uma vez que é a confirmação de que os candidatos escolhidos cumpriram todas as exigências previstas na legislação eleitoral e estão aptos para exercer o mandato".
A entrega dos diplomas ocorre depois do término do pleito, da apuração dos votos e do vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação. Os candidatos eleitos deve estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas. O calendário eleitoral de 2022 prevê que as solenidades de diplomação devem ocorrer até o dia 19 de dezembro.
Leia também
+ Diplomação de Lula e Alckmin ocorre às 14h desta 2ª feira no TSE