Trânsparência Eleitoral diz que votações começaram com normalidade
87 observadores acompanham a votação em 15 estados e quatro países
A organização da sociedade civil Transparência Eleitoral Brasil declarou, neste domingo (30.out), que as eleições transcorreram com normalidade nas primeiras horas em todo o país. "A gente verifica um desenvolvimento de clima de normalidade e tranquilidade para a emissão do voto", disse a coordenadora da missão, Ana Cláudia Santana.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a entidade, as votações -- que começaram às 8h, pelo horário de Brasília -- não tiveram qualquer intercorrência significativa. O grupo também observou que houve redução no número de filas e no tempo de espera em relação ao 1º turno.
"A gente atribui isso a algumas providências tomadas pela Justiça Eleitoral, mas não podemos deixar de observar que o número de votos emitidos é menor em relação ao primeiro turno", disse Ana.
Os obervadores acompanham as eleições em seções urbanas, rurais, aldeias indígenas, e também em ilhas aqui no Brasil e em consulados e embaixadas no exterior. O relatório final será divulgado na próxima terça-feira, dia 04 de novembro.
A entidade não encontrou problemas técnicos significativos nas urnas que pudessem afetar o pleito. Mas verificou pequenas intercorrências, como a necessidade de reimpressão da zerésima -- documento emitido pela urna antes das votações -- e defeito nas teclas de alguns equipamentos.