Publicidade
Eleições

A 10 dias do 2º turno, TSE se prepara para explosão de fake news

Levantamento do SBT News mostra que desinformação subiu 27% da véspera do 1º turno ao dia pós-eleição

Imagem da noticia A 10 dias do 2º turno, TSE se prepara para explosão de fake news
Tribunal Superior Eleitoral endurece regras para combater fake news | Antonio Augusto/Secom/TSE
• Atualizado em
Publicidade

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), obtidos pelo SBT News, mostram que houve um aumento de 26,7% no número de denúncias de fake news registradas pelo Sistema de Alerta de Desinformação contra as Eleições nos dias que antecederam o primeiro turno somados ao dia do pleito e a 2ª feira (3.out). 

Entre 23 de setembro e 3 de outubro, o número de registros saltou de 15.721 para 19.926. No período imediatamente posterior ao primeiro turno, de 3 a 10 de outubro, a elevação foi de 9,4%, passou de 19.926 alertas para 21.806. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O sistema foi criado em junho para que qualquer cidadão possa registrar o recebimento de informações inverídicas sobre o processo eleitoral como, por exemplo, fraude no pleito, adulteração de votos ou mesmo sobre horários, locais, ordem de votação e documentos exigidos. 

A plataforma, no entanto, não é um meio para realização de denúncias de desinformação sobre candidatos e partidos políticos. Portanto, o canal não faz o processamento de registros com esse tipo de conteúdo.  

TSE contra fake news 

O Tribunal criou o Sistema de Alerta de Desinformação contra as Eleições em junho para agilizar a remoção de conteúdos que tratem especificamente do processo eleitoral. Em outra frente, nesta 5ª feira (20.out), o TSE endureceu as regras para que informações falsas, como as que promovem fake news sobre os candidatos, por exemplo, sejam retiradas do ar mais rapidamente e de forma efetiva na reta final do segundo turno. O documento prevê também normas específicas para a véspera do pleito. 

De acordo com a resolução aprovada nesta 5ª, a própria Presidência do Tribunal poderá determinar a retirada do ar de dados inverídicos que tenham sido republicados mesmo após determinação para que parassem de ser veiculados. Outra definição da resolução é a proibição de propaganda eleitoral paga na internet 48 horas antes do pleito e 24 horas após. 

Como mostrou o SBT News em 30 de setembro, historicamente, a divulgação de notícias falsas aumenta ainda mais no período de 48 horas antes do pleito. "Como o último dia de inserção na televisão foi na 5ª feira, os candidatos ficam mais suscetíveis a serem atacados na 6ª feira e no sábado, porque eles não têm como se defender na mídia de massa", explicou o professor e consultor em marketing eleitoral, Marcelo Vitorino.

+ EXPLICA: Como funciona o sistema eleitoral brasileiro?

SBT News De Fato

Com o aumento da criação e compartilhamento das fake news, a checagem de fatos, se tornou uma especialidade do jornalismo, onde existem profissionais da área que se dedicam totalmente ao serviço de verificação de notícias. O SBT News De Fato o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT atua no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano. É um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais.

SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT RioSBT ParáSBT RSSBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.

Saiba mais:

Projeto Comprova

Projeto Comprova é mais uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos de combate às fake news. O projeto reúne jornalistas de 42 veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 que foram compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.

O objetivo é identificar e enfraquecer as sofisticadas técnicas de manipulação e disseminação de conteúdo enganoso que vemos surgir em sites, aplicativos de mensagens e redes sociais.

A aliança foi formada no compromisso de investigar -- de maneira precisa e responsável -- declarações, especulações e rumores que estejam ganhando destaque e projeção na internet.

Saiba mais:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade