Publicidade
Eleições

60 deputados que estão há mais de 16 anos no Congresso se reelegeram

O deputado federal Átila Lins, do PSD do Amazonas, é o campeão de mandatos, e vai para o nono

Imagem da noticia 60 deputados que estão há mais de 16 anos no Congresso se reelegeram
congresso
• Atualizado em
Publicidade

60 deputados federais estão há mais de 16 anos no Congresso Nacional, e conseguiram se eleger para mais um mandato.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O deputado federal Átila Lins, do PSD do Amazonas, é o campeão de mandatos, vai para o nono, a partir do ano que vem. Outros quatro deputados vão para o oitavo mandato. Entre eles, Cláudio Cajado, do PP da Bahia.

"O trabalho sempre reelege. Agora, aqueles que vão na onda, ou simplesmente pra dizer que vai fazer diferente, vai fazer mais, e só na conversa, perdem a eleição", afirma Cajado.

Arlindo Chinaglia, do PT de São Paulo, também chega ao oitavo mandato: "é um reconhecimento do trabalho ao longo dos anos, mas nenhum parlamentar se elege só pelo seu trabalho, é uma vitória coletiva. E aí a gente depende dos contatos, das lideranças, das ideias, evidentemente".

O maior grupo é formado pelos deputados eleitos para o primeiro mandato: são 202. Outros 131 foram reeleitos para o segundo mandato. Em seguida, aparecem os deputados que vão para o terceiro (60) e quarto (60). Outros 60 parlamentares vão exercer, nos próximos quatro anos, entre o quinto e o nono mandato.

Para este cientista político André Rosa, o eleitor tende a votar repetidas vezes no candidato com quem se identifica: "tem eleitor que vota no mesmo candidato a deputado federal por décadas, por várias eleições. Então, é bem natural que quando o eleitor se identifica com esse player, ele não tende a ter um senso de renovação muito grande".

A idade mínima para se candidatar à Câmara dos deputados é de 21 anos, e para o Senado, 35. Pela lei, porém, não há um limite máximo de candidatura nem de idade para assumir os cargos. Os parlamentares podem se aposentar com um plano de seguridade social dos congressistas. Caso tenham outras profissões, podem optar pelo INSS ou pelo regime de previdência próprio da categoria, como é o caso de servidores públicos e militares.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade