GO: Ronaldo Caiado é reeleito governador em 1º turno
Gustavo Mendanha (Patriota) ficou na segunda colocação, seguido por Major Vitor Hugo (PL)
Rafaela Vivas
Ronaldo Caiado (União Brasil) foi reeleito governador de Goiás em primeiro turno. Ele recebeu % dos votos válidos e ocupará o Palácio da Esmeraldas por mais quatro anos. O vice na chapa de Caiado é Daniel Vilela, do MDB.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Gustavo Mendanha (Patriota) ficou na segunda colocação, seguido por Major Vitor Hugo (PL), Wolmir Amado (PT), Cintia Dias (PSol), Edigar Diniz (Novo), Professora Helga (PCB), Professor Pantaleão (UP)
Caiado votou em Nova Crixás, no norte do estado, pontualmente às 8h deste domingo (2.out) e estava otimista para a vitória. Ele foi o primeiro a entrar na sessão eleitoral do Colégio Estadual Zizi Perillo Caiado.
"Muita esperança de que a gente possa continuar trabalhando pelo nosso querido Estado de Goiás. Mas, antes de tudo, agradecer a todo o povo goiano por ter me dado um mandato", disse.
Caiado mostrou bom desempenho nas pesquisas desde o início da campanha e não teve dificuldades em lidar com a polarização entre os principais candidatos ao Palácio da Alvorada. O governador reeeleito tem em seu rol de eleitores, lulistas e bolsonaristas.
+ Acompanhe a apuração pelo país em tempo real
Perfil
Ronaldo Caiado tem 72 anos e é natural de Anápolis, Goiás. É produtor rural e já foi senador e deputado federal por cinco mandatos.
Caiado é médico e se formou na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1972, onde fez graduação e mestrado. A especialidade escolhida foi ortopedia.
A entrada na política foi por meio da agropecuária. Produtor rural, ele estava ligado a associação de criadores de gado na década de 1980 quando decidiu criar a União Democrática Ruralista (UDR), entidade que visava defender interesses dos proprietários rurais, sobretudo contra a reforma agrária.
O governador reeleito chegou a ser candidato à presidência da República em 1989, quando terminou o pleito em 10º lugar na disputa. No segundo turno apoiou Fernando Collor contra o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
o governador é descendente de uma família tradicional da política goiana. Seu avô, Antônio Totó Ramos Caiado, foi deputado federal, famoso por antagonizar a política de Getúlio Vargas na década de 1930. Seu tio, Brasil Ramos Caiado, foi "presidente" de Goiás entre 1925 e 1929 e senador entre 1929 e 1930. Já seu tio avô, Mário de Alencastro Caiado, integrou a junta governativa que assumiu o poder em Goiás com a Revolução de 1930, tendo sido ainda constituinte em 1934 e senador de 1935 a 1937. Vários primos de Ronaldo também tiveram destaque político.