RJ: Castro segue na liderança com 44% e Freixo tem 31%, diz Datafolha
No levantamento feito pelo Ipec, o candidato do PL tem 47% dos votos válidos e o do PSB, 28%
Na véspera das eleições, o governador Cláudio Castro (PL) se mantém na liderança na disputa à reeleição ao governo do Rio e abre vantagem em relação ao segundo candidato, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB). A vantagem foi confirmada em duas pesquisas divulgadas na véspera do pleito, faltando poucas horas para o início da votação.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na Datafolha divulgada neste sábado (1º.out), Castro marca 44% dos votos válidos, contra 35% de Freixo. Um crescimento de quatro pontos percentuais desde o último levantamento divulgado pelo instituto. Na sequência, Rodrigo Neves o candidato do PDT, oscilou de 11% para 10% dos votos válidos.
A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Paulo Ganime (Novo) manteve os 4% de intenção entre os votos válidos. Eduardo Serra (PCB) e Juliete Pantoja (UP) também apresentaram estabilidade, com 2% cada. Cyro Garcia (PSTU) e Luiz Eugênio (PCO) aparecem com 1% cada.
A pesquisa foi realizada nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e entrevistou 2.550 eleitores presencialmente em 40 cidades fluminenses. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-07599/2022.
Ipec
Na última sondagem antes das eleições deste domingo (2.set), a pesquisa Ipec também aponta Cláudio Castro na liderança. O levantamento, com pequena diferença em relação ao outro instituto, revela que Castro se isola na frente com 47% das intenções de voto no primeiro turno. Marcelo Freixo aparece com 28% dos votos válidos na pesquisa.
Na sequência, Rodrigo Neves (PDT) pontua 11%, e Cyro Garcia (PSTU) 4% das intenções de voto. Paulo Gananime (Novo) com 3 %, Juliete Pantoja (UP) e Eduardo Serra (PCB) pontuam 2% cada.
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro e entrevistou 2 mil eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número RJ-01526/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05823/2022.