Publicidade
Eleições

Aplicativo do TSE já recebeu mais de 24 mil denúncias de irregularidades

Acusações no app vão desde propaganda irregular até tentativa de compra de voto

Imagem da noticia Aplicativo do TSE já recebeu mais de 24 mil denúncias de irregularidades
app pardal do tse
• Atualizado em
Publicidade

O aplicativo Pardal, desenvolvido pelo TSE, já recebeu mais de 24 mil denúncias de irregularidades nas campanhas eleitorais deste ano.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

De 19 a 25 de setembro foram 1.025 denúncias recebidas por dia pelo aplicativo. São acusações que vão desde propaganda irregular até tentativa de compra de voto. Até agora, cerca de 26% das denúncias do Pardal se tornaram processos judiciais.

"Você aumenta a participação do eleitor em relação à eleição, porque um eleitor que denuncia é um eleitor que fiscaliza, e um eleitor que fiscaliza é um eleitor que de alguma forma participa, e isso é bom para a democracia", afirma o advogado e professor Alexandre Rollo. 

O aplicativo do TSE é gratuito e apresenta orientações sobre o que é permitido nas campanhas e quais atos são crimes eleitorais. Munido de informações, o eleitor pode fazer sua denúncia. O relato deve estar acompanhado de provas, que podem ser fotos, áudios ou vídeos. No próprio aplicativo, o eleitor acompanha o andamento do caso.

Campanhas para deputados federais e estaduais são as mais denunciadas. Eleitores da região sudeste são os mais ativos.

COMPROVA

É na palma da mão que os eleitores também checam informações. O aplicativo do Projeto Comprova, que reúne 43 veículos de comunicação, entre eles o SBT, verifica se são verdadeiras as informações divulgadas durante a campanha.

"Ele traz todas as verificações que estão sendo feitas, que estão sendo publicadas, mas traz também dicas pra não cair na desinformação. O aplicativo ajuda bastante na medida em que está na mão das pessoas e elas podem acessar a todo momento", afirma Sérgio Lüdtke, editor do Projeto Comprova.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade