Publicidade
Eleições

Agregador de pesquisas mostra Lula com média de 46,5%; Bolsonaro, 33%

Ferramenta é uma parceria do SBT News e do estúdio de inteligência de dados Lagom Data

Imagem da noticia Agregador de pesquisas mostra Lula com média de 46,5%; Bolsonaro, 33%
Lula sobe na média
• Atualizado em
Publicidade

A pesquisa Ipec divulgada na 2ª feira (26.set), já foi incluída no agregador de pesquisas do SBT News, feito em parceria com o estúdio de inteligência de dados Lagom Data. No levantamento do Ipec, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 48% das intenções de voto. Já o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, aparece com 31%. Ciro Gomes é o terceiro, com 6%, seguido por Simone Tebet, que tem 5%. A pesquisa do Ipec foi feita em um cenário estimulado -- quando o eleitor recebe uma lista e aponta qual dos nomes dos candidatos ele tem a intenção de votar.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A pesquisa ouviu 3.008 pessoas, de 20 a 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-01640/2022.

O levantamento do Ipec para o primeiro turno das eleições foi incluído no agregador de pesquisas do SBT News. Com isso, a média do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), subiu de 45.3% das intenções de voto para 46.3%, de acordo com o agregador. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), se manteve praticamente estável saindo de uma média de 34% para 33% das intenções de voto.

O agregador inclui todas as pesquisas nacionais para presidente, excluindo-se apenas as de institutos sem histórico anterior. Institutos com apenas uma pesquisa neste ano mas com histórico em eleições anteriores são incluídos. Pesquisas estaduais não são incluídas. Além da média geral, foram calculadas médias por tipo de metodologia (com abordagem face a face ou telefone) e de contratante (mercado financeiro e mídia, que são os mais frequentes em 2022). 

Também é possível verificar a série completa de cada uma das pesquisas incluídas. Não há inferências sobre a confiabilidade de cada instituto, mas recomenda-se observar o quanto seus resultados se aproximam ou afastam da média geral.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade