Ciro e Tebet reagem para evitar perder votos no 1º turno
Petistas estimulam 'voto útil' em busca de vitória em 2 de outubro
As campanhas dos presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) reagiram, nesta 3ª feira (13.set), às investidas do Partido dos Trabalhadores para impulsionar o chamado ?voto útil?. Eles apostaram na emoção do eleitorado e destacaram que o cidadão tem direito a votar em quem realmente deseja.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Uma das peças publicitárias da propaganda eleitoral de Ciro indaga: "O que você diria a alguém mandando você mudar de time dizendo que ele pode não ser campeão?". E o próprio candidato complementa: "Para eles, voto útil é tornar o seu amor inútil".
Na campanha presidencial do MDB a reação veio da candidata a vice na chapa de Simone Tebet. A senadora Mara Gabrilli (PSDB) postou vídeo no qual pede para o eleitor votar com o coração. "Se você, eleitor, acredita na mudança, voto útil é aquele que traz esperança e afasta o medo. O voto útil é aquele no qual você realmente acredita. Inútil é escolher o menos pior, isso é inútil pro Brasil. Use seu voto a favor do Brasil, use seu voto a favor do seu coração".
Na campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a aposta é de que a declaração de apoio de Marina Silva (Rede) ao petista vai impulsionar a busca do voto útil -- quando a pessoa deixa de votar em seu candidato preferencial, porque ele não tem chances de vencer, e já vota em outro para tentar decidir a eleição no primeiro turno. O PDT, por exemplo, já detecta candidatos em São Paulo que estão associando suas imagens diretamente à do ex-presidente.