Publicidade
Eleições

Governo pede acesso ao código-fonte dos sistemas eleitorais

Ofício classificado como "urgentíssimo" foi enviado ao presidente do TSE, Edson Fachin

Imagem da noticia Governo pede acesso ao código-fonte dos sistemas eleitorais
Defesa pede acesso ao código-fonte
• Atualizado em
Publicidade

Um ofício enviado ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, na 2ª feira (1º.ago) pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, pede que os militares tenham acesso código-fonte dos sistemas eleitorais.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O código-fonte é um conjunto de palavras ou símbolos escritos de forma ordenada, que contém instruções em uma das linguagens de programação de computadores existentes. Após ser compilado, o código-fonte transformam-se em software, ou seja, programas executáveis.

No documento, o ministro Paulo Sérgio Nogueira, solicita "a disponibilização dos códigos-fontes dos sistemas eleitorais, mais especificamente do Sistema de Apuração (SA), do Sistema de Votação (VOTA), do Sistema de Logs de aplicações SA e VOTA e do Sistema de Totalização (SisTot), que serão utilizados no processo eleitoral de 2022", diz o ofício.

O general também pede que "os códigos-fontes sejam disponibilizados para a execução do trabalho da Equipe das Forças Armadas de Fiscalização do Sistema Eletrônico de Votação no período de 2 a 12 de agosto", afirma o documento.

O Tribunal Superior Eleitoral já disponibilizou o código-fonte para checagem em outubro do ano passado, embora a norma do TSE defina seis meses antes como prazo para a apresentação para partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério Público. O objetivo é dar oportunidade para que os representantes possam solicitar melhorias, tirar dúvidas, ou conversar com a equipe técnica. Leia a íntegra do documento do ministério da Defesa:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade