Na mira de Lula e Bolsonaro, PSD tem cargos mais influentes no Congresso
Estudo sobre a relevância dos postos no Legislativo mostra força política do partido de Kassab
Cortejado pelos pré-candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), o PSD, partido do ex-prefeito Gilberto Kassab, ocupa os cargos mais influentes do Congreso. Um levantamento mostra a relevância das legendas no Legislativo, o que significa maior concentração de poder sobre negociações e tramitação de projetos. O estudo foi feito pela Contatos Assessoria Política, que montou os dados depois do período da janela partidária.
Enquanto congressistas do PSD ocupam 19 cargos mais relevantes, o União Brasil tem 17 e o PL tem 16. PP e PT têm 14. O MDB, que em períodos anteriores mostrava mais força, hoje, ocupa 11 postos, seguido do Republicanos (9), PDT e PSB - 8, cada -, PSDB (7), PSC (6), Podemos (5), Pros e Cidadania - 4, cada -, PTB e Rede - 3 cada -, Patriota, PCdoB e Solidariedade - 2 cada - e Avante, Novo, PV e PSol - 1, cada.
Mulheres
O estudo mostra a desigualdade entre homens e mulheres na distribuição dos cargos relevantes no Congresso. Enquanto os homens ocupam 137 postos (86%), as mulheres estão em 21 (14%). A faixa etária mais presente entre os ocupantes de cargos mais influentes está entre os 55 e os 66 anos.
O levantamento ainda mostra que o governo Bolsonaro tem uma oposição consolidade de 122 congressistas, um número melhor do que o registrado no primeiro mandato de Lula, que tinha 190 adversários no Legislativo, um número recorde desde o ex-presidente Fernando Collor. Michel Temer, com 102 oponentes, e Itamar Franco, com 50, registraram os melhores números em relação à composição governistas versus oposição.