Presidenciáveis repercutem fala de Lula sobre Zelensky
João Doria disse que declaração "isola o Brasil das posições mais razoáveis do Ocidente"
SBT News
Os pré-candidatos do PSDB e do Avante à Presidência da República -- o ex-governador de São Paulo João Doria e o deputado federal André Janones (MG), respectivamente -- criticaram nesta 4ª feira (4.mai) a fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presidenciável do PT, sobre Volodymyr Zelensky ser "tão responsável quanto Putin" pela guerra na Ucrânia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No Twitter, ao compartilhar notícia sobre o assunto, Janones escreveu: "Seria tão grotesco quanto comparar o próprio Lula ao Bolsonaro? Ou eles se assemelham cada vez mais?". Depois, na mesma rede, Doria afirmou: "Dizer que Zelensky é tão culpado quanto Putin é exaltar o autoritarismo e depreciar o líder da Ucrânia, vítima de crimes de uma guerra cruel. Isola o Brasil das posições mais razoáveis do Ocidente. A democracia deve condenar as agressões e o conflito. O mundo quer paz".
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) também se manifestou contrariamente ao posicionamento de Lula. Segundo a sigla, as declarações "mostram que o fato de ele se apresentar como o candidato do resgate da democracia brasileira é uma fraude". "Sobre Bolsonaro já sabemos, mas a verdade é que Lula sempre concordou com políticas ditatoriais", completa.
O ex-juiz Sergio Moro (União), ex-presidenciável, foi outro político a comentar a declaração do petista: "Mal disfarça o seu desprezo por Zelensky e a sua preferência por Putin e por regimes autoritários. Esta é a via democrática?". A fala de Lula veio em uma entrevista à revista americana Time, que a traz com uma capa destacando o líder de esquerda.
Veja também: