Publicidade
Eleições

Contagem regressiva para regularizar a situação eleitoral: faltam 2 dias

O eleitor tem até 4ª para resolver pendências. Tudo é feito pela internet, no Portal do TSE

Imagem da noticia Contagem regressiva para regularizar a situação eleitoral: faltam 2 dias
Faltam 2 dias para o fim do prazo para tirar o título e votar nas Eleições 2022 | Reprodução: Pedro França/Agência Senado
• Atualizado em
Publicidade

Quem deseja votar nas eleições deste ano, marcadas para 2 de outubro, deve regularizar a situação até o dia 4 de maio, próxima 4ª feira. O prazo é encerrado 150 dias antes do pleito e está previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). A data vale para quem deseja solicitar a emissão da primeira via do título de eleitor, transferência de local de votação, alteração de dados pessoais ou revisão para a regularização de inscrição cancelada. Quem tem a idade mínima obrigatória e não tirou o documento, bem como os eleitores e as eleitoras que tiveram o título cancelado estão sujeitos a diversas restrições e impedimentos legais, como, tirar passaporte ou carteira de identidade e se inscrever em concurso público.

+ Prazo para emitir ou regularizar título de eleitor termina em 4 de maio

Tudo pode ser feito pela internet, dentro do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do sistema Título Net. Basicamente, o processo é: entrar na página Autoatendimento do Eleitor e clicar na opção "Tire seu título"; ter em mãos os documentos solicitados; informar os dados de identificação necessários; e preencher os campos indicados.

Outra forma prática de consultar eventuais pendências com a Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título eleitoral digital, e substitui o documento em papel no dia das eleições. Basta fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS).

Apesar da praticidade, devido ao alto número de acessos, na tarde desta desta 2ª feira (2.mai) os portais e sistemas da Justiça Eleitoral apresentaram instabilidade. Somente até as 17h de hoje, foram realizados quase meio milhão de atendimentos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade