Lula reflete o sentimento de esperança do povo brasileiro, diz Alckmin
Gleisi Hoffmann disse que PT e PSB vão "fazer história juntos" em torno da candidatura do ex-presidente Lula
Larissa Arantes
O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin se filiou nesta 4ª feira (23.mar) ao PSB na sede da Fundação João Mangabeira em Brasília. Com isso, as negociações para que ele seja o vice na chapa do ex-presidente Lula (PT) para disputar a Presidência da República poderão avançar. Lula, porém, não compareceu ao evento e coube à presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, representar a legenda, além de outros parlamentares petistas como o líder da legenda na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), e o líder no Senado, Paulo Rocha (PA).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Temos que ter os olhos abertos para enxergar, ter a humildade, para entender que ele é hoje o que melhor reflete, interpreta o sentimento de esperança do povo brasileiro. Ele representa a própria democracia porque ele é fruto da democracia", destacou Alckmin ao discursar.
Ao falar na cerimônia, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, destacou que é o momento de "alargar os horizontes" e chamou Alckmin de "figura excepcional". "Pela democracia, pelas mudanças do sistema político brasileiro", destacou. "Se trata de uma disputa entre a democracia e o arbítrio, entre a civilização e a barbárie", completou. Dentre os nomes de destaque do PSB, estiveram presentes o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o ex-governador de SP Márcio França e o prefeito de Recife, João Campos.
A deputada Gleisi Hoffmann também discursou e destacou a união entre as duas legendas. "PT e PSB têm uma trajetória comum na luta pela democracia", disse Gleisi. Ela ressaltou ainda que os dois partidos vão "fazer história novamente" em torno da candidatura do ex-presidente Lula.
Alckmin confirmou na última 6ª feira (18.mar) sua filiação ao partido comandado por Carlos Siqueira. O anúncio foi feito pelas redes sociais com uma referência a uma frase de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco que concorreu à Presidência da República em 2014 pelo partido: "não vamos desistir do Brasil". Campos morreu após o jato particular em que viajava cair.
A filiação de Alckmin ao partido esteve envolvida em uma polêmica no último dia 7 de março, quando foi dada como certa pelo PSB, mas o ex-governador acabou postando em seu Twitter no mesmo dia que ainda analisava para qual legenda seguiria.