Publicidade
Eleições

Edmilson Rodrigues vence em Belém e alavanca crescimento do Psol

Conquista da prefeitura da capital paraense foi um dos pontos de expansão do partido nas eleições municipais

Imagem da noticia Edmilson Rodrigues vence em Belém e alavanca crescimento do Psol
Edmilson Rodrigues (PSOL), prefeito eleito de Belém. Foto: Filipe Bispo/Fotoarena/Estadão Conteúdo
• Atualizado em
Publicidade
O candidato Edmilson Rodrigues (Psol) é o novo prefeito eleito em Belém. Pela votação realizada neste domingo (29.nov), Rodrigues derrotou o oponente Delegado Eguchi (Patriota) por 51,76% a 48,24% dos votos, com 98,56% das urnas apuradas.

O resultado do pleito cimenta o crescimento do Psol na eleições municipais. Além da vitória de Rodrigues, o partido conseguiu aumentar a sua representação nas câmaras municipais de São Paulo e Rio de Janeiro e ganhou os holofotes com a campanha de Guilherme Boulos (Psol) a prefeito da capital paulista.

O 2º turno em Belém tomou os contornos uma disputa entre esquerda e direita: enquanto Edmilson, como filiado ao Psol, representa uma das siglas mais progressistas em crescimento, Eguchi era o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Também indica a vitória de um candidato já conhecido dos eleitores sobre um chamado "outsider" - Edmilson já foi prefeito de Belém por 2 mandatos (1997-2004), quando era filiado ao PT. Durante a campanha, o adversário apostava no discurso anti-corrupção.

Para assumir a prefeitura, Rodrigues deve abandonar a cadeira de deputado federal. O pessolista exerce a função pelo 2º mandato, conquistado nas eleições de 2018. Vivi Reis assume como deputada federal no lugar dele. Ela é a vereadora eleita mais votada de Belém a primeira deputada federal negra e LGBTI+ do Pará.
 

QUEM É EDMILSON RODRIGUES


Edmilson Rodrigues, 63 anos, é arquiteto e professor universitário. Atualmente exerce o cargo de deputado federal pelo Pará. Deve deixar a função para assumir a Prefeitura de Belém no início de 2021.

Rodrigues iniciou sua carreira política no PT, sigla à qual se filiou em 1986 e pela qual ocupou as cadeiras de deputado estadual pelo Pará (1987-1994) e prefeito de Belém (1997-2004). Em 2005 deixou o partido e filiou-se ao Psol. Na nova legenda, foi deputado estadual (2011-2014) e deputado federal (2015-2020).
 
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade