SP deve criar 30 mil novas vagas de trabalho no último trimestre
Projeção para o varejo é da FecomercioSP; número representa aumento de quase 34% em relação a 2023
Com o fim de ano chegando, a criação de vagas temporárias no varejo e comércio aumenta. Os últimos meses, impactados pelo recebimento do 13º salário e o aumento do consumo nas datas comemorativas, são determinantes para o crescimento na oferta de trabalho.
+ Banco Central revela exposição de chaves Pix da Caixa
Nesse cenário, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) projeta a geração de 30 mil novas vagas de trabalho no último trimestre do ano. O número representa um crescimento de 33,9% em relação ao saldo de 2023, quando foram criados 22,4 mil novos postos. A quantia se aproxima de 2022 (33,5 mil vagas).
A entidade estima que 75% desses novos empregos sejam gerados só em novembro. O mês é marcado pelo recebimento do 13º salário dos trabalhadores sob o regime da CLT.
O crescimento no número de postos formais resulta de um ano mais aquecido: de janeiro a agosto, o saldo de vagas no varejo resultou em positivo, com 19,2 mil vagas no estado. Em comparação, 2023 registrou apenas 4,8 mil novos postos, no mesmo período.
A expectativa é que as funções de atendentes e vendedores sejam as responsáveis pela maioria dos novos postos, seguido por operador de caixa, repositor de mercadoria e embaladores.
A FecomercioSP ainda projeta que 20% das 30 mil vagas, 20% têm a possibilidade de efetivação a partir do começo do próximo ano.