Publicidade
Economia

SP: Custo de vida aumentou quase 5% em 2024, diz pesquisa

Resultado foi influenciado pela alta nos gastos com alimentação e transporte

Imagem da noticia SP: Custo de vida aumentou quase 5% em 2024, diz pesquisa
Custo de vida das famílias subiu quase 5% em 2024 na região metropolitana de SP | Agência Brasil
Publicidade

O custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo subiu acima da média geral em 2024. É o que aponta a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), que contabilizou um aumento de 4,97% nas atividades na região – taxa que foi de 5,14% para a classe E, bem como para a classe D.

Segundo o estudo, o resultado foi influenciado pela alta nos gastos do grupo de alimentos e bebidas (7,42%) no acumulado do ano, cujos itens pesam mais no orçamento das famílias mais vulneráveis. Em dezembro, os preços dos produtos subiram 1,81%, estimulados pelas festas de fim de ano, que pressionaram alguns itens, como a carne (7%).

Outro grupo que explica a alta do custo de vida na região foi o de transportes, que fechou o ano com elevação de 4,91%. Também houve aumento nos setores de saúde (6,27%) e educação (6,15%), bem como na habitação (2,69%) e artigos do lar (2,67%).

+ Com aumento do ICMS, gasolina, álcool e diesel ficam mais caros

Em meio ao cenário, a FecomercioSP aponta que as perspectivas para 2025 não são animadoras. “Com carnes, leite e derivados em alta, sem contar as frutas, a expectativa é de que o custo de vida siga em alta. É um momento de alerta para o consumo em geral, mesmo considerando a conjuntura de desemprego baixo, porque a inflação de produtos e serviços tendem a diminuir o ímpeto das famílias de consumir”, observou.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade