Preços ao produtor no Brasil caem 0,25% em setembro, na oitava deflação seguida, mostra IBGE
Indicador mede variação de preços de produtos na "porta da fábrica", sem impostos e frete; no ano, queda acumula 3,87%
Reuters
O Índice de Preços ao Produtor caiu 0,25% em setembro frente a agosto, na oitava deflação seguida do setor industrial, mostraram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (7).
No ano, o indicador – que mede a variação dos preços de produtos na "porta da fábrica", isto é, sem impostos e frete – acumulou queda de 3,87%, com retração de 0,40% em 12 meses.
+ China volta a comprar carne de frango do Brasil
Segundo o IBGE, 12 das 24 atividades industriais tiveram queda de preços em setembro, com destaque para o item outros produtos químicos, com variação negativa de 1,75% e responsável por uma queda de 0,14 ponto percentual no indicador, e o item alimentos, com impacto de 0,10 ponto percentual.
O gerente do IPP, Murilo Alvim, destacou em nota o impacto favorável sobre os preços da valorização cambial e, no caso dos produtos químicos, da queda sazonal da demanda.
+ Poupança no Brasil registra em outubro 4º mês seguido de saques, diz BC
"A retração nos fertilizantes e seus insumos, por exemplo, refletiu a fraqueza da demanda no mercado interno, já que parte significativa destinada à próxima safra já foi adquirida pelos produtores agrícolas", afirmou, ao destacar o recuo de 2,21% dos produtos químicos inorgânicos no mês.
Entre as grandes categorias econômicas, os preços dos bens de capital recuaram 0,45% frente a agosto, enquanto os de bens intermediários caíram 0,60% e os de bens de consumo subiram 0,29%.
(Por Isabel Versiani)









