A empresários, Alckmin reforça compromisso com contas públicas e destaca ganhos com reforma tributária
Em evento no Rio de Janeiro, o presidente em exercício também falou sobre o compromisso do desenvolvimento com inclusão: "não deixar ninguém para trás"
Agência de Notícias dos Emirados
O vice-presidente e presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin, destacou a queda da inflação e o aumento do PIB brasileiro durante o evento FII Priority, realizado no Rio de Janeiro. “Tivemos uma importante queda do desemprego, isso melhorou a renda dos brasileiros. É o maior ganho de renda desde o Plano Real”, afirmou Alckmin a empresários e investidores da região do Golfo Pérsico.
Com a queda do risco Brasil – o índice que mede o grau de confiança dos investidores na economia brasileira e a habilidade de honrar com os compromissos –, o vice-presidente aproveitou a vitrine global do evento para reforçar o compromisso do governo Lula com o equilíbrio fiscal e a implementação da reforma tributária, que prevê a desoneração para investimentos e exportação. “É uma reforma que os estudos mostram que, em 15 anos, pode promover um acréscimo do PIB de 12%, um acréscimo de investimentos de 14% a mais e um acréscimo nas exportações de 17%. Então é uma reforma estruturante extremamente importante”, afirmou o presidente brasileiro em exercício. Lula está na Itália para participar de cúpula do G7.
Além de acenos positivos para investidores e empresários da região do Golfo, Geraldo Alckmin fez questão de salientar que o governo brasileiro não está apenas comprometido com o mercado, mas também com o desenvolvimento sustentável do Brasil e com o bem-estar social da população. “O Brasil tem compromisso com desenvolvimento inclusivo, não deixar ninguém para trás. Nós tínhamos, infelizmente, 30 milhões de pessoas em privação alimentar. É um desenvolvimento inclusivo e temos avançado bastante. Um desenvolvimento com sustentabilidade, temos compromisso com o combate à mudança do clima e compromisso com a preservação da Amazônia”, afirmou o vice-presidente.
+ Lula: “O Brasil não vai desperdiçar oportunidade de se tornar uma grande economia”
Como o tema do evento é “Investir com Dignidade”, Alckmin lembrou que “desenvolvimento é o novo nome da paz” destacando que “a paz verdadeira é onde há emprego, há renda para as pessoas e vida digna”.
Empresários dos Emirados Árabes Unidos
A mensagem do vice-presidente do Brasil ressoou entre empresários dos Emirados Árabes Unidos que participam do evento no Rio de Janeiro. Para Michael Majdalany, que gerencia o escritório da companhia da Patria para Oriente Médio, localizado em Dubai, o Brasil apresenta boas oportunidades de negócios. "Há uma enorme oportunidade no Brasil. Ele é um líder agrícola e o celeiro do mundo, um porto seguro geopolítico e, de forma mais ampla, a América Latina recentemente se tornou um dos principais destinos globais para investimentos estrangeiros diretos (IED)”, afirmou o executivo.
Michael Majdalany disse que levará como mensagem de volta aos Emirados Árabes Unidos a visão de que “há uma energia palpável e um interesse real em aumentar os laços entre esses mercados de crescimento muito empolgantes”. Ele analisa que “à medida que o Sul Global e as nações Brics se tornam uma voz mais forte no cenário global e os laços de investimento se aprofundam”, eventos como o que aconteceu no Rio de Janeiro trazem o mercado brasileiro e do Oriente Médio mais próximos.