Explosão de carro com GNV no Rio alerta para cuidados com manutenção; entenda riscos
Acidente que deixou duas vítimas durante abastecimento acende alerta sobre uso irregular e falta de inspeção de cilindros de gás

Flavia Travassos
Majô Gondim
O motorista de aplicativo Thiago de Jesus decidiu há dois meses substituir o etanol pelo gás natural veicular (GNV) em seu carro para economizar combustível. Porém, dias atrás, ele percebeu algo estranho após abastecer.
"Toda vez que eu abastecia, o carro ficava com um cheirinho de gás no final. Era um vazamento mínimo, mas existia. Trocaram a válvula de segurança e agora estão conferindo para poder continuar", relatou Thiago.
A preocupação de Thiago faz sentido. No fim de semana, um carro explodiu durante o abastecimento em um posto de combustíveis no centro do Rio de Janeiro. O motorista, Guaracy Ferreira Costa, de 64 anos, morreu na hora. O frentista, Paulo dos Santos, de 61 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
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O risco é maior justamente no momento do abastecimento. Segundo especialistas, a maioria dos acidentes acontece por negligência na manutenção. O dono do veículo precisa garantir que o cilindro esteja em boas condições e dentro do prazo de validade, que é de 20 anos.
Além disso, uma vez por ano é obrigatória a inspeção do sistema de gás em oficinas credenciadas pelo Inmetro. A cada cinco anos, é preciso revisar o recipiente para verificar se ele ainda suporta a pressão durante o abastecimento.
O engenheiro mecânico e diretor da Federação Nacional da Inspeção Veicular alerta para os perigos de utilizar equipamentos irregulares.
"Quando você tem um cilindro instalado em uma oficina clandestina, uma oficina irregular, não tem rastreabilidade. Você pode estar comprando um cilindro de um incêndio, de um carro roubado. Não há qualquer garantia técnica de que ele vai funcionar como foi projetado."
Em oficinas especializadas na instalação e manutenção de veículos movidos a GNV, todos os cilindros têm selo de segurança do Inmetro. Os usuários devem prestar atenção ao estado dos cilindros, especialmente a pontos de corrosão.