Liquidações podem gerar aumento de 7% nas vendas em janeiro deste ano
Consumidores fazem filas antes da abertura das lojas para garantir produtos com descontos
SBT Brasil
O ano virou e as placas de "liquidação" já começaram a aparecer nas lojas. Desde cedo, os clientes fazem filas antes da abertura dos estabelecimentos, ainda durante a madrugada, para não perder as promoções e sair sem os produtos. Nesta sexta-feira (3), eles fizeram fila na Marginal Tietê, em São Paulo.
A expectativa, em janeiro, é de um crescimento de até 7% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado.
As liquidações de começo de ano são comuns como prática de queima de estoque, quando as lojas precisam vender os produtos que sobraram em dezembro. Se, por um lado, essa é uma saída pro comércio. por outro lado, desconto pode ser uma palavra-chave para o consumidor, que já chega a janeiro com uma porção de despesas. compras, para muitos, só com um selo como esse.
+ Novo salário mínimo entra em vigor; saiba quando valor começará a ser pago
De eletrodomésticos a utensílios de casa e celulares, e roupas, as lojas reúnem clientes em busca de melhores descontos. O agente de saúde Willian Dias garantiu os seus travesseiros. "Doze reais cada um, travesseiro bom, marca boa, é bom pra gente dormir, começar o ano bem, encostar bem a cabeça no travesseiro", conta.
O metalúrgico Elias Santos Lima também aproveitou os descontos. "Já alivia nas dívidas futuras, o que você economiza aqui, ajuda lá na frente, a pagar outras contas. Tem IPVA, tem material escolar da menina, seguro do carro, da moto", diz.
Além dos descontos, a possibilidade de parcelar as compras em até trinta vezes também atrai clientes.
+ Criminosos usaram inteligência artificial para vender bilhetes falsos da Mega da Virada
O diretor da CDL Bom Retiro, Nelson Tranquez, fala sobre a importância das ações. "É uma via de mão dupla, nós temos que colocar o estoque pra fora, que nós temos que nos preparar pra próxima coleção de outono inverno. E do outro lado, ele sabe que nessa época a gente tem desconto e preços extremamente bons pra gente oferecer agora", explica.