O Governo Federal estima que mais de 10 milhões de brasileiros devem deixar de pagar o imposto de renda, caso o Projeto de Lei da isenção seja aprovado. O texto foi entregue nesta terça-feira (18) à Câmara dos Deputados e prevê a isenção total do imposto de renda para brasileiros que ganham até R$ 5 mil.
Além da isenção total, quem ganha entre R$ 5 mil e R$ 7 mil terá uma isenção parcial. Já para quem ganha acima de R$ 7 mil, terá aplicação da tabela progressiva normalmente.
Na prática, um motorista, por exemplo, que ganha R$ 3.650,66 por mês vai ter isenção total e uma economia anual de R$ 1.058,71 a mais. Já um professor com salário mensal de R$ 4.867,77 terá uma economia anual de cerca de R$ 3.970,18. Para um autônomo que fatura R$ 5.450,00 por mês, a nova regra significa R$ 3.202,50 a mais por ano no bolso.
De acordo com o Governo Federal, a ampliação da faixa de isenção resultará em uma redução da arrecadação de receita pela União da ordem de R$ 25,84 bilhões em 2026. E a compensação será feita pelas pessoas que possuem alta renda e que não contribuem com o patamar mínimo de alíquota, que vai de 0 a 10%.
Compensação
Essa regra vai impactar 141,4 mil pessoas, ou seja, 0,13% de todos os contribuintes do país. Quem já paga a alíquota mínima ou mais em imposto, não precisará pagar nada a mais. Se pagar um percentual menor do que o mínimo estabelecido, terá que complementar a diferença.
Por exemplo, quem ganha R$ 600 mil por ano (R$ 50 mil/mês), não terá impacto. O contribuinte não será afetado e continuará pagando imposto normalmente, sem qualquer alteração.
Já quem ganha R$ 750 mil por ano (R$ 62,5 mil/mês) terá que pagar pelo menos 2,5% de imposto sobre esse valor. Isso significa um imposto mínimo de R$ 18,75 mil ao ano. O mesmo para quem ganha R$ 1,2 milhão por ano (R$ 100 mil/mês) ou mais. Essa pessoa terá que pagar pelo menos 10% sobre sua renda total. Isso significa um imposto mínimo de R$ 120 mil ao ano.
Estão excluídos da tributação de alta renda: ganho de capital, poupança, indenizações, herança ou doação em adiantamento da legítima, aposentadoria e pensão de moléstia grave e rendimentos recebidos acumuladamente.
De acordo com o governo, Estados e municípios não perderão arrecadação com a nova regra de isenção do Imposto de Renda. Embora haja uma redução na retenção de IR na fonte, isso será compensado pelo aumento do dinheiro em circulação na economia.
O Projeto de Lei foi entregue à Câmara dos Deputados nesta terça-feira (18). Agora, ele passará também pelo Senado. No Legislativo, a expectativa é que o projeto sofra alterações. Caso aprovado, a nova faixa de isenção entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026.
Isenção do Imposto de Renda: quem ganha entre R$ 5 mil e R$ 7 mil também terá mudanças Nove em cada 10 brasileiros que pagam Imposto de Renda terão isenção total ou parcial
Economia2025-03-18T18:14:46.323ZO Governo Federal estima que mais de 10 milhões de brasileiros devem deixar de pagar o imposto de renda, caso o Projeto de Lei da isenção seja aprovado. O texto foi entregue nesta terça-feira (18) à Câmara dos Deputados e prevê a isenção total do imposto de renda para brasileiros que ganham até R$ 5 mil. Além da isenção total, quem ganha entre R$ 5 mil e R$ 7 mil terá uma isenção parcial. Já para quem ganha acima de R$ 7 mil, terá aplicação da tabela progressiva normalmente. Na prática, um motorista, por exemplo, que ganha R$ 3.650,66 por mês vai ter isenção total e uma economia anual de R$ 1.058,71 a mais. Já um professor com salário mensal de R$ 4.867,77 terá uma economia anual de cerca de R$ 3.970,18. Para um autônomo que fatura R$ 5.450,00 por mês, a nova regra significa R$ 3.202,50 a mais por ano no bolso. De acordo com o Governo Federal, a ampliação da faixa de isenção resultará em uma redução da arrecadação de receita pela União da ordem de R$ 25,84 bilhões em 2026. E a compensação será feita pelas pessoas que possuem alta renda e que não contribuem com o patamar mínimo de alíquota, que vai de 0 a 10%. Compensação Essa regra vai impactar 141,4 mil pessoas, ou seja, 0,13% de todos os contribuintes do país. Quem já paga a alíquota mínima ou mais em imposto, não precisará pagar nada a mais. Se pagar um percentual menor do que o mínimo estabelecido, terá que complementar a diferença. Por exemplo, quem ganha R$ 600 mil por ano (R$ 50 mil/mês), não terá impacto. O contribuinte não será afetado e continuará pagando imposto normalmente, sem qualquer alteração. Já quem ganha R$ 750 mil por ano (R$ 62,5 mil/mês) terá que pagar pelo menos 2,5% de imposto sobre esse valor. Isso significa um imposto mínimo de R$ 18,75 mil ao ano. O mesmo para quem ganha R$ 1,2 milhão por ano (R$ 100 mil/mês) ou mais. Essa pessoa terá que pagar pelo menos 10% sobre sua renda total. Isso significa um imposto mínimo de R$ 120 mil ao ano. Estão excluídos da tributação de alta renda: ganho de capital, poupança, indenizações, herança ou doação em adiantamento da legítima, aposentadoria e pensão de moléstia grave e rendimentos recebidos acumuladamente. De acordo com o governo, Estados e municípios não perderão arrecadação com a nova regra de isenção do Imposto de Renda. Embora haja uma redução na retenção de IR na fonte, isso será compensado pelo aumento do dinheiro em circulação na economia. O Projeto de Lei foi entregue à Câmara dos Deputados nesta terça-feira (18). Agora, ele passará também pelo Senado. No Legislativo, a expectativa é que o projeto sofra alterações. Caso aprovado, a nova faixa de isenção entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026.São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/economia/isencao-do-imposto-de-renda-quem-ganha-entre-r-5-mil-e-r-7-mil-tambem-tera-mudancas
Presidente do STF citou inquérito que "julgou e condenou responsáveis pela tentativa de ruptura da ordem democrática" ao criticar "populismo autoritário"
Magistrada havia sido afastada por dois anos pelo CNJ ao validar de forma irregular acordo para criar fundação com R$ 2,5 bilhões recuperados na Lava Jato