INSS anuncia devolução de R$ 292 milhões entre maio e junho
Quantia é referente aos descontos que foram realizados na folha de pagamento de abril

SBT News
O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) anunciou nesta sexta-feira (09) a devolução de R$ 292 milhões para aposentados e pensionistas.
A quantia é referente aos descontos de associações que foram realizados na folha de pagamento de abril mesmo após a determinação de suspensão da modalidade.
Os pagamentos serão realizados entre os dias 26 de maio e 6 de junho. O dinheiro será depositado diretamente na conta do beneficiário. Na quinta-feira (8), o INSS também anunciou que a devolução dos descontos associativos de aposentados e pensionistas se iniciará a partir da próxima terça-feira (13).
Como funcionará devolução do dinheiro?
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, os beneficiários que não tiveram descontos associativos em suas folhas de pagamentos estão recebendo um aviso no aplicativo "Meu INSS". São cerca de 27 milhões.
Waller detalhou como funcionará o ressarcimento dos valores descontados de cerca de 9 milhões aposentados e pensionistas. Leia abaixo o passo a passo:
- quando informado que houve um desconto de uma associação em sua conta, o beneficiário poderá consultar pelos canais de atendimento (Meu INSS ou número 135) qual entidade realizou o desconto e o respectivo valor;
- em seguida, o beneficiário poderá reconhecer ou não o desconto associativo; caso discorde, o INSS gerará uma cobrança para a própria associação;
- a associação terá até 15 dias para comprovar o vínculo do beneficiário ou realizar o pagamento pelo mesmo período diretamente ao instituto, que devolverá via benefício ao aposentado ou pensionista vítima da fraude;
- em casos que a entidade não pague, o INSS encaminhará o caso para AGU que realizará o ressarcimento – o período não foi especificado.