Evento do LIDE reúne autoridades e empresários de Brasil e Índia em Mumbai
Os dois países emergentes estão na mira das tarifas mais altas dos Estados Unidos para o comércio internacional

SBT News
O LIDE promove entre esta quarta-feira (6) e sexta-feira (8) um encontro entre autoridades e empresários do Brasil e da Índia em Mumbai. O LIDE Brazil India Forum acontece num momento em que os dois países estão na mira dos Estados Unidos para tarifas mais altas no comércio internacional.
+ Tarifas de Trump a produtos brasileiros entram em vigor; veja lista de isentos
O presidente norte-americano Donald Trump estabeleceu uma tarifa de 50% sobre bens e produtos do Brasil, em vigor a partir desta quarta, e impôs uma tarifa extra de 25% sobre a Índia, totalizando 50%, porque o país importa, direta ou indiretamente, petróleo da Rússia. O exemplo da Índia preocupa os produtores brasileiros, que importam fertilizantes russos para suprir a demanda da agricultura nacional.
Os dois países são membros do Brics, que reúne economias emergentes. O bloco começou com Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (origem da sigla), mas agora congrega também Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Em reunião em julho, representantes dos países assinaram uma declaração fortalecendo a cooperação do chamado "Sul Global" e chegou a discutir uma moeda alternativa para o dólar no comércio internacional.
+ Governo brasileiro inicia processo na OMC contra tarifaço de Trump, diz fonte
O evento promovido pelo grupo liderado pelo ex-governador de São Paulo João Doria terá debates sobre inovação, sustentabilidade e cooperação econômica. O objetivo é estreitar a relação em setores estratégicos como tecnologia, agronegócio, energia, indústria e ciência.
A Índia é a quinta maior economia do mundo e é tida pelo Brasil como parceiro-chave em alguns setores, com oportunidades concretas de investimento. Estarão presentes no evento autoridades e líderes institucionais como Nitin Gadkari (ministro dos Transportes Rodoviários e Autoestradas da Índia); Kenneth Nóbrega (embaixador do Brasil na Índia); Dinesh Bhatia (embaixador da Índia no Brasil); Amitabh Kant (sherpa do G20 e ex-CEO da NITI Aayog); Siddharth Jain (CEO do INOX Group); Leonardo Ananda (chairman do LIDE Índia e CEO da Câmara de Comércio Índia Brasil); João Doria (fundador e co-chairman do LIDE); Luiz Furlan (chairman do LIDE e ex-Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior); José Francisco Dutra (presidente do LIDE Índia) e Dammu Ravi (secretário do Ministério de Relações Exteriores da Índia).
+ Pacote para afetados por tarifas dos EUA incluirá crédito e compras governamentais, diz Haddad