Entenda as mudanças na regra para a aposentadoria em 2024
Idade mínima para se aposentar e tempo de contribuição aumentaram para quem contribuía antes da reforma da Previdência, em 2019
SBT News
Quem quiser se aposentar em 2024 precisa estar atento às mudanças nas regras para obter o benefício. A reforma da Previdência estabeleceu regras automáticas de transição, que mudam a concessão da aposentadoria a cada ano.
Leia mais notícias do SBT News
Este ano, para obter a aposentadoria é preciso ter 58 anos e seis meses para mulheres e 63 anos e seis meses para homens. Também passa a valer a regra de transição por pontos, que soma da idade com os anos de contribuição. Homens precisam de 101 pontos e mulheres, 91. Essa pontuação alcançará o limite para homens em 2028: 105 pontos. E para as mulheres, em 2033: 100 pontos.
A reforma da Previdência realizada em novembro de 2019 estabeleceu como regra geral para aposentadoria a idade de 65 anos para homens e 62 para mulheres, e o tempo de contribuição de 35 anos para homens e 30 para mulheres. No entanto, o governo criou um regime de transição que prevê alterações todos os anos, até 2031, nas regras para aposentadoria.
Servidores públicos precisam ter 20 anos no serviço público e cinco anos no cargo para se aposentar pelo sistema de pontuação. A diferença é que é necessário ter 62 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens), 57 anos de idade e 30 anos (mulheres).
A reforma tinha outra regra de pedágio, desta vez para o setor privado. Quem estava a até dois anos da aposentadoria em 2019 tinha de cumprir 50% a mais em relação ao tempo que faltava para se aposentar. No entanto, essa regra de transição foi integralmente cumprida e não beneficiará mais ninguém em 2024. No fim de 2022, todos os que estavam enquadrados na regra do pedágio de 50% já se aposentaram.
Como calcular a sua aposentadoria
No site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é possível consultar o tempo que falta para se aposentar considerando as mudanças nas regras de aposentadoria. O recurso calcula o tempo de sua contribuição ao INSS vale apenas como consulta e não garante o direito à aposentadoria.
- Entre no Meu INSS;
- Informe seu CPF e senha;
- Clique em Do que você precisa? e escreva Simular Aposentadoria;
- O sistema irá mostrar as simulações de sua aposentadoria para todas as regras antes e depois da reforma da Previdência.