Publicidade
Economia

Após pressão de Trump, Brasil quer se afastar ainda mais de “moeda dos Brics”

Ao SBT News, integrantes do governo afirmam nunca ter havido planos para uma moeda única e dizem que execução seria difícil

Imagem da noticia Após pressão de Trump, Brasil quer se afastar ainda mais de “moeda dos Brics”
Novo governo norte-americano que dar mais espaço as moedas digitais | Cido Coelho/SBT News/Imagem criada por IA
• Atualizado em
Publicidade

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca se afastar cada vez mais da ideia de criar uma moeda própria para substituir o dólar no comércio exterior. Ao SBT News, integrantes do Executivo disseram que nunca houve planos concretos para levar essa possibilidade à frente e indicam dificuldade para execução da proposta.

+Trump repete ameaça contra Brics e chama membros de "países aparentemente hostis"

Na última quinta-feira (30), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar os países do Brics com tarifas de 100% caso o grupo crie uma moeda própria.

“Exigiremos um compromisso desses países aparentemente hostis de que eles não criarão uma nova moeda do Brics, nem apoiarão nenhuma outra moeda para substituir o poderoso dólar americano, ou enfrentarão tarifas de 100%”, escreveu Trump na plataforma Truth Social.

Na sexta-feira (31), a Rússia, por meio de seu porta-voz, rebateu a afirmação do norte-americano e negou a criação de uma moeda própria. Segundo o Kremlin, há apenas a ideia de se criar plataformas de investimento conjunto entre os países do grupo.

Assim como a Rússia avaliou, a diplomacia brasileira credita a um “mal-entendido” o impasse relacionado ao tema e se mobiliza para afastar a ideia de uma moeda comum para os Brics.

+ Primeiro-ministro do Canadá anuncia acordo com Trump e suspensão de tarifas

Em outubro, Lula chegou a defender aos países de economia emergente “meios de pagamento alternativos” ao dólar, sem explicar amiúde o que seriam esses meios.

Fontes ouvidas pelo SBT News apontam que o presidente se referia à simplificação de pagamentos bilaterais, o que já acontece entre 2 países em situações específicas.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade