Economia

Analistas reduzem projeções de inflação e para Selic em 2026

O BC manteve a taxa de juros em 15% ao ano na última reunião de 2025 e deve preservar patamar em janeiro do ano que vem

Imagem da noticia Analistas reduzem projeções de inflação e para Selic em 2026
Sede do BC, em Brasília | Divulgação/Banco Central

Analistas consultados pelo Banco Central (BC) seguiram reduzindo suas expectativas para a inflação e cortaram a perspectiva para a taxa básica de juros Selic em 2026, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira (15).

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Depois de o BC ter mantido a Selic em 15% em sua última reunião do ano, na semana passada, o levantamento mostrou que os economistas veem nova manutenção em janeiro. Mas eles passaram a ver a taxa ao final de 2026 em 12,13% na mediana das projeções, depois de terem elevado a estimativa na pesquisa anterior para 12,25%.

A ata do encontro será divulgada na terça (16) e pode trazer mais indicações sobre a trajetória futura da política monetária, depois de o BC ter reforçado que a manutenção desse nível por período bastante prolongado é a estratégia adequada para levar a inflação à meta, sem sinalizar quando poderá iniciar um ciclo de cortes nos juros.

A pesquisa, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa para a alta do IPCA este ano caiu a 4,36%, de 4,40%. Para 2026 a estimativa passou a 4,10%, de 4,16%.

O centro da meta oficial para a inflação é de 3%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), as estimativas de crescimento permaneceram em 2,25% e 1,80% respectivamente neste ano e no próximo.

(Por Camila Moreira)

Últimas Notícias