78% dos brasileiros pretendem presentear no Dia das Mães, diz pesquisa
Segmento de roupas, calçados ou acessórios é o preferido entre as possibilidades de compras
Grande parte dos brasileiros pretende presentear no Dia das Mães. É o que aponta uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que observou que 78% dos consumidores devem comprar pelo menos um presente no período. A expectativa é de que a data movimente R$ 40,21 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.
“O Dia das Mães é considerado pelo varejo a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda mais importante do ano, perdendo somente para o Natal. O brasileiro tem a tradição de presentear e, por isso, a expectativa é de muita movimentação no comércio nos próximos dias”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Segundo o estudo, as principais presenteadas serão as mães (75%), a esposa (18%), a sogra (16%) e a avó (12%). Cerca de 18% dos consumidores devem gastar até R$ 100, enquanto 23% comprarão presentes entre R$ 101 a R$ 200. Em média, os consumidores pretendem comprar dois presentes na data, com um ticket médio de R$ 314.
O segmento de roupas, calçados ou acessórios é o preferido entre as possibilidades de presentes (42%), seguido por perfumes (41%), cosméticos (26%) e chocolates (17%). As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores (74%), enquanto 30% pretendem fazer pelo menos uma das compras pela internet.
+ E-commerce é principal opção para adiantar compras do Dia das Mães, diz pesquisa
Em relação a forma de pagamento, 67% pretendem pagar os presentes à vista, principalmente no PIX (41%) e no cartão de débito (21%). Outros 48% dos consumidores, por sua vez, citam o pagamento a prazo, com destaque para o cartão de crédito parcelado (29%). A média de parcelas é de quatro prestações, uma a mais do que em 2023.