Pesquisa revela preferências de jovens candidatos na hora de escolher emprego
Entre os benefícios procurados estão assistência médica para pets, home office e academia
SBT Brasil
Uma pesquisa realizada pela startup Swile, especializada no mercado de benefícios, apurou que a maioria das pessoas da geração "Z", que engloba nascidos entre 1995 e 2010, quer escolher os auxílios que atendam às suas necessidades na hora de aceitar o emprego. E essa também é a mesma exigência de mais da metade da geração "Y", grupo que inclui quem nasceu entre 1981 a 1994.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ainda de acordo com o estudo, não são apenas as novas gerações que valorizam os pacotes de vantagens: O levantamento revela que seis em cada dez trabalhadores, de todas as idades, trocariam de emprego por uma vaga com mais benefícios, mesmo ganhando menos.
A pesquisa identificou também que os trabalhadores mais novos têm se atraído por pacotes de benefícios não tão tradicionais, e previstos em lei, como auxílio médico e vale alimentação, por exemplo. Os jovens querem algo a mais, como desconto em academias, home office e assistência psicológica.
Em entrevista ao SBT Brasil, a analista de tecnologia Thamires Fennel, da geração "Z", contou que escolheu o atual emprego por causa do pacote de benefícios. A empresa que a contratou oferece assistência psicológica, folga no dia do aniversário e também dia livre quando o funcionário precisa cuidar de situações relacionadas aos pets.
Ela ainda pode fazer as unhas no horário de expediente, com uma manicure que atende duas vezes por semana no local. A profissional destacou ainda a vantagem do home office e incentivo aos estudos:
"Ter a possiblidade de permanecer dois dias em casa acho que é muito interessante. Tem também parcerias com instituições de ensino com descontos pra cursos", explica Fennel.
Uma outra alternativa em alta, adotada por empresas, é a disponibilização de cartões de benefícios que reúne os "auxílios flexíveis". Com a iniciativa, o colaborador pode decidir como direcionar os aportes.