Copom reduz taxa básica de juros da economia em 0,50 ponto percentual
Selic passa a ser de 11,75% ao ano. É o quarto corte consecutivo de mesma proporção, confirmando tendência desde agosto deste ano
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central cortou a taxa básica de juros da economia brasileira em 0,50 ponto percentual. A partir de agora a Selic passa a ser de 11,75% ao ano. A decisão foi unânime e anunciada nesta 4ª(13.dez). A redução representa o quarto corte seguido de mesma proporção na taxa desde o início do ciclo de flexibilização dos juros, em agosto deste ano.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em média, as casas de investimentos apostavam cerca de 70% das probabilidades no corte de 0,50 pp e 25% num corte de 0,75pp. Outros 5% apontavam queda de 0,25 pp.
Negócios
Ainda durante o dia, à espera da definição dos juros no Brasil e já conhecida a manutenção das taxas nos Estados Unidos pelo Federal Reserve (Fed - Banco Central americano) no intervalo entre 5,25% ao ano e 5,50% a.a., os investidores fizeram valer a visão positiva com relação a economia - principalmente, de olho na indicação para possíveis cortes nos juros dos EUA já no ano que vem: a Bolsa de Valores ganhou impulso para subir 2,34% até os 129.366 pontos.
Valorizado o mercado acionário, o câmbio viu o dólar ceder 0,95% para ser cotado a R$ 4,92. O movimento de perdas da divisa americana foi global.
Leia também