Pivotando: É preciso pivotar "para se manter no jogo", defende Joel Jota
O empresário, escritor e palestrante conversou com João Kepler no 17º episódio do videocast do SBT News; assista!
SBT News
"Eu acredito que existem três certezas na vida: a primeira é que a gente vai morrer; a segunda é que a gente paga imposto; e a terceira é que as coisas precisam de pivotagem", ponderou Joel Jota, em conversa com João Kepler, no 17º episódio do Pivotando.
Ex-nadador da Seleção Brasileira, Jota atuou como atleta por 20 anos e ganhou mais de 30 medalhas. Depois, pivotou das raias da piscina para os bancos, como treinador de atletas de alta performance; para as salas de aula, como professor; e por fim, para os palcos, como mentor e palestrante. Uma trajetória de sucesso construída, segundo ele, com ao menos 11 pivotadas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O que eu entendo sobre a vida: mudanças que a gente tem que fazer para a gente continuar competitivo, para a gente se manter no jogo, para a gente se manter relevante. Então, pivotar são as mudanças necessárias da vida", defendeu Joel Jota.
Empresário e autor de best-sellers como "100% Presente" e "O Sucesso é Treinável", Joel Jota falou sobre como suas experiências de vitória e derrota, nas piscinas, ajudaram a desenvolver a resiliência e a determinação que, hoje, transmite às pessoas que buscam sua mentoria.
"Todas as vezes que eu perdia um campeonato, eu passava por isso [ter crises de identidade]. Todas as vezes que eu tinha uma frustração, eu ressignificava muita coisa, 'será que eu tenho que fazer isso?', 'será que vale a pena?', 'será que eu tenho que continuar?'", lembrou o convidado, destacando, em seguida, a importância da figura do pai em sua jornada.
"Meu pai sempre deixou muito clara a diferença entre fracasso e derrota. Ele falava assim: fracassar é quando você não dá seu melhor; ser derrotado é quando você dá o seu melhor, e alguém te vence - a pessoa é melhor que você", citou Jota.
"[As pessoas] me procuram porque elas não confiam nelas. Elas não acreditam nelas. Por elas não acreditarem nelas, elas precisam que alguém estenda a mão para elas e fale 'cara, você consegue'. Só que só isso não basta, elas precisam ver o como. Então, elas precisam ver a jornada, elas precisam ver metodologia", explicou Joel Jota. "Ao invés de eu falar que eu sou o herói, eu sou apenas o guia...o herói é você!".
Assista ao bate-papo completo com empresário, escritor e palestrante Joel Jota, no 17º episódio do Pivotando:
O videocast 'Pivotando', com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.
Confira todos os episódios do Pivotando: