Brasil e EUA anunciam acordo para transformação ecológica na COP 28
Haddad e o enviado americano, John Kerry, oficializaram parceria financeira e tecnológica pela economia verde
O Ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, e o enviado especial para o clima pelo governo dos Estados Unidos, John Kerry, tiveram um encontro bilateral neste sábado(02.dez) em Dubai, durante a COP 28. A reunião teve lugar para formalizar parceira entre os dois países, que tem foco na cooperação entre as duas nações para incrementar ações ambientais e climáticas globais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na véspera, os dois países já tinham anunciado a intenção de trabalhar juntos para avançar na implementação do Plano de Transformação Ecológica. O objetivo é fortalecer o financiamento e o apoio para a implementação do projeto de economia verde que tem o Brasil como protagonista de uma globalização sustentável e inclusiva. Uma iniciativa desta parceria é a formação de uma coalizão de atores do setor tecnológico. Esta coalizão irá explorar como a tecnologia, incluindo a inteligência artificial, pode acelerar a implementação de marcos regulatórios relacionados ao Plano de Transformação Ecológica. Além disso, busca-se aprimorar os sistemas de monitoramento de florestas.
" Eu manifestei a ele o desejo de que o governo americano pudesse estimular empresas de seu país a promover uma aproximação com empresas brasileiras para produzir energia eólica, solar e hidrogenio verde no país. Ou seja, uma joint-venture com base tecnologica pra que nós possamos nos tornar mais independentes de componentes estrangeiros e poder produzir localmente aquilo que é necessário pra multiplicar a produção de energia limpa. E recebi com muito entusiasmo o desejo do governo americano de estimular todos os países a seguir o exemplo do Brasil" - Fernando Haddad, ministro da Fazenda
"Estamos prontos para grandes investimentos no Brasil. O presidente Biden já pediu ao congresso 500 milhões de dólares para investimento na Amazonia. Ele quer apoiar e eu estou aqui para expressar essa apoio ao Plano de Transformação Ecológica. Nós acreditamos nisso", disse John Kerry.
Na prática
A primeira reunião dos grupos a serem criados no âmbito desta parceira está prevista para fevereiro de 2024, antecedendo o encontro ministerial do G20. As recentes reformas estruturais no Brasil, que visam melhorar o ambiente de investimento, foram também reconhecidas como cruciais para o sucesso do Plano de Transformação Ecológica. O Brasil anunciou sua intenção de se juntar aos Estados Unidos na First Movers Coalition. Com isso, o país torna-se a primeira nação latino-americana a se comprometer a criar mercados em tecnologias limpas, com foco na descarbonização da indústria pesada e do transporte de longa distância.
A parceria reforça o trabalho do Grupo de Trabalho Bilateral sobre Mudança do Clima, relançado pelos presidentes Biden e Lula, além de complementar iniciativas como o Fórum de Energia EUA-Brasil e o Comitê Consultivo Bilateral sobre Agricultura.
Nós podemos encontrar boas formas de negócios, oportunidades, queremos estar prontos pra isso, o ministro falou várias coisas interessantes e podemos criar cooperação. Temos uma agência de desenvolvimento de cooperação financeira que está disponível para fazer investimentos com apoio do governo.
Estamos aqui para construir empregos, economias, e trabalhar juntos de forma efetiva.
Queremos trabalhar não apenas an Amazonia, mas também no cerrado, no pantanal, na floresta atlântica (sic) pra chegar a muito mais cooperação em todas essas áreas", disse Kerry
Leia também