Vendas na semana da Black Friday cresceram 1,9%, diz Serasa Experian
Foi a maior alta para o período desde 2020; juros menores tiveram influência sobre comportamento do consumidor
As vendas do comércio varejista cresceram 1,9% entre os dias 20 e 26 de novembro, a semana em que antecedeu a Black Friday -- e que ficou conhecida entre os lojistas como Black Week. É o maior avanço desde 2020, revelou o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian nesta 2ª feira (27.nov). A comparação é com o intervalo equivalente do ano passado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O aumento no final de semana da data, após registrar quedas expressivas em 2021 e 2022, foi de 3,9%. Apesar de menor que o desempenho do Dia das Crianças (2,5%), o número foi o maior registrado para a data desde 2020, quando bateu alta de 0,6%. Veja o levantamento desde 2017 no gráfico abaixo:
"A retração da taxa de juros e a proximidade com as datas comemorativas incentivou os consumidores a gastarem um pouco mais. Essa situação pode continuar positiva à medida em que os indicadores diminuam, assim como o desemprego no país", avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi
Na comparação anual do indicador, os dados também foram animadores, com "Veículos, Motos e Peças" atingindo um crescimento de 4% frente a outubro de 2022. Nesse cenário, "Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática" teve o melhor desempenho (9,8%), e "Material de Construção" o pior (-2,4%).
Leia também