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Economia

Pesquisa aponta que 63% dos consumidores já se arrependeram de compras online

Quem se decepciona com a compra através da internet tem o direito de trocar a mercadoria ou pegar o dinheiro de volta

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O comércio pela internet já causou decepção em 63% dos consumidores, segundo levantamento da Opinion Box, empresa de tecnologia especializada em pesquisa de mercado. Entre os motivos para o arrependimento estão as compras por impulso, citadas por 51% dos entrevistados e produtos diferentes do anúncio apresentado na plataforma digital, apontados também por 63%. Outros 42% deixaram de solicitar uma troca por achar o processo complicado e 21% ficaram com a mercadoria mesmo estando arrependidos.   

Se arrepender da compra é um direito de todos e está  previsto no Código de Defesa do Consumidor e o cliente não precisa justificar os motivos da devolução. O artigo 49 do código esclarece que o consumidor pode desistir da compra no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. Além disso, ele tem direito à troca e também, se preferir, ter o dinheiro de volta, como explica a advogada Juliana Cortes, especializada em direito do consumidor. "Nas compras online, o consumidor tem o direito de receber todo o valor de volta. Então, se ele comprou pelo cartão, vai ser estornado o valor no cartão dele, inclusive o valor do frete". 

Para facilitar o processo, lojas e plataformas online tem postos de coleta para troca. São 4 mil pontos comerciais conveniados em todo o país, que recebem a mercadoria, fazem o intercâmbio com o fornecedor e marcam a data para o comprador ir burscar o novo produto em substituição ao anterior.  

Logística reversa 

Os Correios também fazem a entrega de mercadorias compradas pela internet e possuem um serviço de logística reversa. Quando for o caso de troca, um código de autorização de postagem é enviado pelo vendedor ao cliente, que tem a opção de levar o pacote até uma agência ou ter o produto retirado em casa. Todo o custo da troca é de responsabilidade do lojista. Segundo o diretor de Negócios dos Correios, Maurício Lorenzo, "os agentes dos Correios já levam o produto substituto. Isso agiliza o processo de troca".

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