Países do G20 aprovam declaração sobre economia digital
Documento também reúne temas como infraestrutura digital pública e habilidades digitais
SBT News
Membros do G20, grupo que reúne 19 países e a União Europeia, aprovaram, neste sábado (19.ago), documento que reúne termos acordados sobre infraestrutura digital pública, segurança na economia digital e habilidades digitais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Esses temas foram destacados como prioritários pela Índia, país que ocupa a presidência do grupo em 2023. "Com base na experiência do Brasil, vejo com satisfação que a nossa declaração ministerial faz referência a aspectos essenciais, como importância de compartilhar informações e experiências nessas implementações, tanto dentro do G20 como para outros países", disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
O ministro ainda destacou a experiência de sucesso do Brasil com o Pix, sistema de pagamentos digitais instantâneos. O modelo foi apresentado aos demais países do G20 por Filho.
"O Pix reduziu custos de transação na economia e deu acesso a finanças digitais a 45 milhões de pessoas, sendo gratuito para pessoas físicas e com uma taxa muito reduzida para pessoas jurídicas. Mais de 90% das empresas no comércio eletrônico brasileiro já aceitam o Pix, considerado um instrumento essencial para impulsionar o aumento de vendas nas plataformas digitais", explicou.
Leia também: