Publicidade
Economia

FMI diz que economia brasileira "surpreende positivamente"

"Nova administração tem trabalhado para conciliar a gestão macroeconômica responsável com justiça social", pontou o Fundo

Imagem da noticia FMI diz que economia brasileira "surpreende positivamente"
FMI reavalia economia brasileira
• Atualizado em
Publicidade

O Fundo Monetário Internacional (FMI) avalia que a economia brasileira "está surpreendendo positivamente". A visão sobre o país consta do relatório regular de supervisão da economia brasileira, divulgado nesta 2ª feira (31.jul). Entre outras constatações, o FMI diz acreditar que a nova administração do país "tem trabalhado para conciliar a gestão macroeconômica responsável com justiça social".

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News 

A agenda do Brasil é tratada como sendo "ambiciosa".O FMI prevê crescimento de 2,1% em 2023 e 1,2% em 2024, convergindo ao longo dos anos seguintes para o potencial da economia brasileira no médio prazo, em torno de 2%. O governo brasileiro até considera tais estimativas conservadoras - o relatório Focus, por exemplo, divulgado nesta 2ª pelo BC, calcula altas de 2,24% para este ano e de 1,3% para 2024. O Fundo aponta ainda a trajetória declinante da inflação como ponto de relevância. 

Riscos, que los hay los hay

O levantamento até admite que haja riscos, no cenário externo sobretudo, mas os diretores do Fundo destacaram que as expectativas domésticas evoluíram positivamente e incentivaram as autoridades brasileiras a continuarem com o esforço fiscal e de controle de inflação. Sem abrir mão da promoçãoi de uma economia verde, sustentável e inclusiva.

Entre os desafios mencionados pelo FMI estão crescimento potencial relativamente baixo, inflação, endividamento das famílias e falta de espaço fiscal para gastos prioritários, incluindo investimentos públicos, além de riscos associados a mudanças climáticas. A reforma tributária, o novo arcabouço fiscal, o fortalecimento de mecanismos de resolução de disputas tributárias e o programa desenrola do governo federal são mencionados de forma positiva no relatório.

Surpresa

O diretor brasileiro no FMI, Afonso Bevilaqua, ressaltou que o crescimento da economia brasileira tem surpreendido positivamente, afirmando que o crescimento potencial deverá continuar subindo como resultado das reformas efetuadas e em curso, que aumentarão a produtividade da economia. Reafirmou que as expectativas domésticas estão evoluindo favoravelmente e que a nova administração tem trabalhado para conciliar uma gestão macroeconômica responsável com justiça social e sustentabilidade ambiental.

Leia também

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade