Publicidade
Economia

Setor de serviços cresce 0,9% em maio, diz IBGE

Índice foi puxado pelo Transporte e, com o resultado, o segmento opera 11,5% acima do patamar pré-pandemia

Imagem da noticia Setor de serviços cresce 0,9% em maio, diz IBGE
Caminhões em rodovias
• Atualizado em
Publicidade

O setor de serviços registrou crescimento de 0,9% em maio, quando comparado com o mês anterior. Os dados, divulgados nesta 4ª feira (12.jul) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam para alta de 11,5% em relação a fevereiro de 2020 -- período pré-pandemia -- e apenas 2,0% abaixo de dezembro de 2022 -- ponto mais alto da série histórica.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O avanço do setor foi influenciado por quatro das cinco atividades analisadas, com destaque para os transportes (2,2%), que recuperou parte da queda (-4,3%) verificada em abril, e para serviços prestados às famílias (1,1%), que alcançou um ganho acumulado de 2,2% no período abril-maio. As outras expansões do mês ficaram com outros serviços (0,6%); e de informação e comunicação (0,2%), com o primeiro recuperando uma parte da perda de 1,7% registrada nos dois meses anteriores; e o último assinalando um ligeiro acréscimo (0,2%) após recuar 1,1% em abril.

A única retração do mês ficou com os serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,0%), que emplacaram o segundo revés seguido, com perda acumulada de 1,5%.

As atividades turísticas, por sua vez, contabilizaram alta de 4,0% ante o mês imediatamente anterior, segundo resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 4,7%. Na comparação com 2022, o volume do setor de serviços, ao avançar 4,7% em maio, registrou a 27ª taxa positiva seguida. O resultado desse mês trouxe expansão em todas as cinco atividades de divulgação, com crescimento em 58,4% dos 166 tipos de serviço investigado.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade