Publicidade
Economia

Confiança de comerciantes cai 6,5% no primeiro semestre de 2023

Resultado foi influenciado pelo enfraquecimento das vendas e aumento da taxa de juros

Imagem da noticia Confiança de comerciantes cai 6,5% no primeiro semestre de 2023
Variação negativa acontece devido às incertezas dos empresários em relação ao ambiente macroeconômico | Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

O índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) fechou o primeiro semestre do ano com variação negativa de 6,5%, em comparação ao mesmo período de 2022. A queda, divulgada pela FecomercioSP na 2ª feira (10.jul), é ainda maior quando comparado com os últimos seis meses do ano passado: -9,1%.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo a entidade, a variação negativa acontece devido às incertezas dos empresários em relação ao ambiente macroeconômico. O enfraquecimento das vendas e as expectativas econômicas, sobretudo em relação à taxa de juros elevada, são os principais fatores para que a categoria trabalhe com mais cautela e segure os investimentos.

O cenário acompanha o Índice de Expansão do Comércio (IEC), que encerrou o primeiro semestre de 2023 com queda de 8%. Retrações também foram observadas nos índices que medem as expectativas para contratação de funcionários e o nível de investimento das empresas: -10% e -5%, respectivamente. O Índice de Estoque também caiu 4,7%.

+ Serviços essenciais podem ter desconto de até 60% nas alíquotas com a reforma

"É possível que a demanda mais fraca esteja afetando a programação dos estoques das empresas, indicando níveis maiores de armazenamento e dificuldade para investir em renovação de reservas de produtos. A redução de despesas operacionais é importante para poder equilibrar a baixa nas receitas", avaliou a FecomercioSP.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade