Varejo na semana das Mães tem alta menor nas vendas
É o terceiro ano seguido de desempenho positivo, ainda sem compensar a queda de 2020
Guto Abranches
O movimento no varejo, na semana que antecedeu ao Dia das Mães (de 08 a 14/05/23), apresentou vendas 3,7% maiores. O resultado é inferior às altas de 6,0% na mesma semana de 2021, e também está abaixo dos 6,9% de crescimento do ano passado.
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Os três movimentos, em compensação, são em muito opostos aos 30,7% de queda verificada na semana das Mamães no ano-origem da pandemia de Covid-19, em 2020. Confira o retrospecto recente no gráfico.
Tratando-se especificamente do final de semana comemorativo das Mães (entre 12 e 14/05) na comparação com a mesma data de 2022, o aumento foi superior: 5,4%. A evolução concentrada no final de semana mostra qual o comportamento do consumidor em relação às compras.
" A alta mais expressiva no final de semana pode significar que as pessoas deixaram as compras dos presentes para a última hora", diz Luiz Rabi, economista-chefe da Serasa Experian. Ele calcula ainda que a inflação e a taxa de juros altos desencoraja compras e parcelamentos, as populares aquisições no crediário, por exemplo.
No município de São Paulo o indicador cresceu 3,6% na semana anterior à data e 3,5% no final de semana que inclui o domingo das Mães.
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