Publicidade
Economia

Prévia do crescimento da economia tem alta de 3,3% em fevereiro

O indicador do Banco Central é o maior em 33 meses; na medida anualizada, a alta é de 3,08%

Imagem da noticia Prévia do crescimento da economia tem alta de 3,3% em fevereiro
Crescimento da economia
• Atualizado em
Publicidade

A prévia da evolução da economia brasileira, o Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central (BC), apontou alta forte de 3,3% no mês de fevereiro, na comparação com janeiro. Em quase três anos, é o maior indicador mensal. Em junho de 2020, a taxa tinha sido de + 4,86%. Os dados foram divulgados pelo BC nesta 6ª feira (28.abr).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Considerado o período de 12 meses até fevereiro, nova alta: 3,08%. Sobre fevereiro de 2022, o crescimento foi de 2,76%. E desde o início de 2023 expansão foi de 2,87%. A evolução ganha ainda mais peso e, por isso é considerada surpreendente, principalmente se for lembrado que no mês de janeiro a economia reagiu com recuo de 0,09%, em dado revisado pelo BC.

O mercado financeiro prevê para este ano um Produto Interno Bruto (PIB) crescendo 0,96%, na média das expectativas. Mas pode ser melhor. " [o indicador] Tem um grande peso do agro, a safra veio muito boa, as exportações também estão aumentando então é um setor que deve continuar puxando o Brasil. Setor de serviços também aquecido, gerando mais empregos, isso reforça a tese de um ano com PIB acima de 1%", aposta Piter Carvalho, economista chefe da Valor Investimentos. 

O IBC-BR inclui acompanhamentos sobre a indústria, comércio e serviços e agronegócio. É um balizador que tem influência sobre as decisões de política monetária (juros) a serem adotadas pela direção do Banco Central em reuniões do Copom, como a que acontece nos próximos dias 02 e 03/05. 

Leia também 

+ Preço do diesel vai cair 9,89% nas distribuidoras a partir de amanhã

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade