Publicidade
Economia

Confiança da indústria oscila em março

Levantamento da CNI mostra que empresário ainda não aposta em retomada rápida do crescimento

Imagem da noticia Confiança da indústria oscila em março
Confiança da indústria oscila em março
• Atualizado em
Publicidade

O Índice de Confiança do Empresário da Inústria (Icei) medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) oscilou em março e mostra que os investidores do país ainda não fazem uma aposta muito alta na retomada da economia. Dos 29 segmentos pesquisados, 17 seguem confiantes e 12 sem confiança. O otimismo é maior no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Ainda assim, nessas regiões houve recuo.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O ICei varia de zero a 100. Valores acima de 50 indicam confiança. Abaixo disso mostra desconfiança. No levantamento feito entre os dias 1º e 9 de março foram pesquisadas 1.991 empresas. As quedas mais significativas de confiança foram no segmento de farmoquímicos e farmacêuticos, na passagem de fevereiro para março (de 60,4 pontos para 51,9). O índice de sabões, detergentes, produtos de limpeza e cosméticos foi reduzido de 57,1 pontos para 54. Entre os segmentos em que foi registrado aumento da confiança, destaque para o setor de bebidas (51 pontos para 52,9).

"A incerteza segue elevada, o que impede que o empresário se sinta seguro o suficiente para um aumento consistente da confiança. Em um cenário assim, é natural que os empresários mostrem avaliações difusas sobre as condições atuais e suas expectativas, resultando nessa evolução da confiança diferenciada entre os setores", avalia o gerente de Análise Econômica, Marcelo Azevedo, sobre esse cenário oscilante.

Quando avaliado o índice de confiança de indústrias de portes distintos, o levantamento mostra redução disseminada, com maior queda nas pequenas empresas (-1,1), seguida  das médias e grandes (-0,3 ponto). Mas Enquanto para as médias o ICEI está muito próximo a linha de 50 pontos, (em 49,4), para as grandes o ICEI mostra confiança dos empresários, com índice de 51,7 pontos.

Leia também:

+ Bossa Summit 2023: maior encontro de startups e investidores do Brasil

+ Banco Central define taxa de juros nesta 4ª feira

+ Caixa libera Bolsa Família para beneficiários com NIS final 3

+ JBS tem lucro 24,5% menor em 2022, reflexo da alta dos grãos e da carne bovina nos EUA

Publicidade

Assuntos relacionados

sbt
sbtnews
portalnews
economia
cni
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade