Montadoras concedem férias coletivas para ajustar produção
GM, Stellantis e Hyundai confirmaram hoje a medida; Volkswagen já havia anunciado adoção de férias
As montadoras GM, Stellantis e Hyundai confirmaram, nesta 2ª feira (20.mar), que vão conceder férias coletivas neste mês. O motivo, segundo as empresas, é a necessidade de ajustar a produção.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A fábrica em São José dos Campos fará ajuste temporário na produção da picape Chevrolet S10 e áreas afins e irá conceder férias coletivas aos empregados entre os dias 27 de março e 11 de abril", informou a GM, em nota. Já a Stellantis disse que dará as férias na planta de Goiana (PE), "liberando um dos três turnos de trabalho a partir de 22 de março, com retorno ao trabalho programado para 10 de abril".
"No dia 27 de março, as atividades também serão interrompidas nos demais turnos, com retorno previsto para 6 de abril. As demais plantas da empresa continuam a produzir normalmente. A medida se deve à necessidade de ajustar o volume de produção à disponibilidade de componentes", complementou.
Segundo a Hyundai Motor Brasil, as férias serão concedidas "a partir de 20 de março até 2 de abril, com retorno em 3 de abril, para os três turnos de produção e equipes administrativas de sua fábrica de veículos em Piracicaba, interior de São Paulo". Ainda de acordo com a empresa, a "medida não inclui as operações da fábrica de motores, localizada no mesmo complexo industrial, que seguirão normalmente".
"A ação tem como objetivo adequar os volumes de produção para o mês de março, evitando a formação de estoques e acompanhando a dinâmica do mercado interno de veículos para o primeiro trimestre do ano. Os volumes originais de produção programados para os demais meses de 2023 permanecem inalterados".
A Volkswagen do Brasil já havia anunciado a adoção de dez dias de férias coletivas na fábrica de Taubaté (automóveis) a partir de 27 de março, para manutenção na linha de produção da unidade e ainda por causa da instabilidade na cadeia de fornecimento de componentes.
Veja também: