Feriados prolongados devem movimentar R$ 74,3 bilhões no turismo, diz CNC
Resultado pode proporcionar até 2,9% de crescimento nas receitas do setor
A maior quantidade de feriados prolongados e pontos facultativos neste ano deve injetar cerca de R$ 74,3 bilhões no turismo brasileiro. A cifra, estimada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é a maior desde 2018 e equivale a 18% da previsão de faturamento do ano.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Sem contar comemorações regionais e datas fixas, o turismo deve apresentar movimentações extras nos Dias da Independência, de Nossa Senhora Aparecida e de Finados, todos celebrados neste ano em 5ª feiras. O mesmo é esperado para Tiradentes, (6ª feira), e no Dia do Trabalhador, Natal e Ano-Novo, celebrados nas 2ª feiras.
Com a projeção, a CNC estima que o setor de turismo registrará crescimento de 2,9% nas receitas. O principal desafio, no entanto, será o aumento das passagens aéreas, que fechou 2022 com alta de 23,5%.
+ IBGE prevê safra recorde de 296,2 milhões de toneladas para 2023
Segundo o Ministério do Turismo, no ano passado, os feriados prolongados e pontos facultativos resultaram em pelo menos 12 milhões de pessoas viajando pelo país. Já nas festas de fim de ano, o número ultrapassou a marca de 9,7 milhões, 45% maior do que o contabilizado no mesmo período de 2021.