Venda de carros elétricos cresce 41% e bate recorde em 2022
Foram mais de 49,2 mil emplacamentos no período, sobretudo de veículos híbridos
Camila Stucaluc
O mercado de carros elétricos no Brasil entra em 2023 com mais um recorde a comemorar. Segundo balanço da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), as vendas do ano passado atingiram 49.245 veículos, cifra que representa um crescimento de 41% em relação a 2021, quando 34.990 carros foram contabilizados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O mês de dezembro foi o segundo melhor da série histórica da entidade, com 5.587 emplacamentos. O número perde apenas para setembro, período em que foram vendidos 6.391 veículos. No geral, a frota eletrificada em circulação no país já está em 126.504, incluindo automóveis híbridos e totalmente elétricos.
"Vemos um crescimento constante e robusto das vendas de veículos elétricos e híbridos pelo quinto ano seguido, apesar de o Brasil ainda não ter um plano nacional de estímulos ao setor. O consumidor já percebe o elétrico como uma opção viável aos veículos convencional", disse o presidente da ABVE, Adalberto Maluf.
+ Débito, crédito ou zap? BC autoriza pagamento com Mastercard no WhatsApp
Ele ressalta que o resultado mostra que o mercado começou a se consolidar no país. Até 2022, por exemplo, apenas uma empresa fabricava veículos eletrificados: a Toyota. Já neste ano, a Great Wall Motors e a CAOA Chery já anunciaram que produzirão carros elétricos híbridos no Brasil, enquanto outros estudam começar em 2024.
Confira os mais vendidos em 2022:
- Veículos elétricos leves híbridos (HEV): 30.439 unidades
- Veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV): 10.348 unidades
- Veículos totalmente elétricos a bateria (BEV): 8.460 unidades