Publicidade
Economia

Maioria dos brasileiros espera receber aumento salarial no ano que vem

Brasil é o segundo país mais otimista em pesquisa global do instituto Ipsos; 26% esperam aumento real

Imagem da noticia Maioria dos brasileiros espera receber aumento salarial no ano que vem
Pesquisa aumento salarial
• Atualizado em
Publicidade

A maioria dos brasileiros acredita em aumento salarial no ano novo. A pesquisa consta do "Monitor Global da Inflação", do instituto Ipsos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

57% dos trabalhadores no país acham que terão aumento em 2023. Dessa fatia da população, 26% acham que ao menos a inflação será reposta ou até receberão reajustes reais, ou seja, acima do custo de vida oficial. 31% acham que o aumento a ser recebido será menor do que a inflação do período. 16% dos brasileiros entrevistados -- universo aproximado de 1.000 pessoas -- acreditam que a inflação subirá muito no próximo ano. 

Inflação e juros

O Brasil faz parte de um grupo de 36 nações onde a pesquisa se realizou. O país é o segundo colocado no quesito otimismo em relação ao aumento de salários no próximo ano (57%), e perde apenas para a Colômbia, onde 60% dos cidadãos creem em salários ampliados em 2023. A média global é de aproximadamente 45%. O país menos otimista é a Itália, onde apenas 19% dos residentes acreditam em aumento salarial. 

Em compensação, os brasileiros estão atentos ao aumento dos juros. 82% reclamam que a alta das taxas impulsiona a inflação [ em que pese o fato de a política monetária ser aplicada exatamente como combate à alta dos preços]. Nos países onde há menos preocupação com os juros, 32% estão na Arábia Saudita; 42% na China e 46% nos Emirados Árabes. 

O Instituto Ipsos ouviu 24.471 pessoas -- 1.000 no Brasil -- no modo online. Entre os países pesquisados constam África do Sul, Argentina, Alemanha, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália e Malásia, entre outros.

Leia também 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade