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Economia

Índice de Confiança de Consumidor cai pelo segundo mês seguido, mostra FGV

Expectativas sobre a atualidade e o futuro também caíram, 3,7 e 2,7 pontos, respectivamente

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Familia
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De outubro para novembro, a confiança do consumidor brasileiro foi levemente abalada. Caiu 3,3 pontos para 85,3. Ainda mais abaixo do nível neutro, que é de 100 pontos. Confira a evolução no gráfico do relatório divulgado nesta 5ª feira (24.nov).

índice de confiança

"A confiança dos consumidores cai pelo segundo mês consecutivo. Passado o efeito das transferências de renda, os consumidores de baixa renda voltam a se sentir menos satisfeitos sobre a situação financeira familiar e revisar suas expectativas para baixo nos próximos meses", avalia Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das Sondagens do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV).

Ela acrescenta que mesmo com perspectivas menores de inflação e um efeito positivo no mercado de trabalho, há um aumento do pessimismo sobre as finanças familiares nos próximos meses. "É possível que ainda exista algum espaço para o consumo pelas famílias de maior poder aquisitivo, mas, dada as condições macroeconômicas, sua sustentação nos próximos meses acaba sendo uma tarefa difícil."

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Em novembro, o Índice de Situação Atual (ISA) diminuiu 3,7 pontos, para 70,8 pontos. O Índice de Expectativas (IE) caiu 2,7 pontos, para 96,0 pontos.

A análise por faixa de renda mostrou que o resultado negativo foi influenciado pelos consumidores com menor poder aquisitivo. Entre as famílias com renda até R$ 2.100,00 mensais, a confiança caiu 10,1 pontos, para 74,5 pontos. Entre as que recebem acima de R$ 9.600,00 mensais, subiu 0,7 ponto, para 92,2 pontos, único grupo com melhora.

A Sondagem do Consumidor coletou entrevistas entre os dias 1º e 21 de novembro.

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