Interesse na Black Friday diminuiu 43% entre consumidores, diz pesquisa
Enquanto alguns estão com a situação financeira instável, outros alegam que descontos não são atraentes
Camila Stucaluc
Um levantamento realizado pela plataforma Picodi, com base em dados do Google Trends, mostra que o número de pesquisas relacionadas às vendas da Black Friday diminuiu 43% nos últimos três anos ao redor do mundo. No Brasil, o pico do evento foi em 2019, já que o declínio de interesse foi perceptível em 2020 - início da pandemia de covid-19.
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Segundo os dados, a maior queda de interesse foi registrada na Turquia, com 81%, seguida por Nigéria (67%), Colômbia (63%), Rússia (58%) e Polônia (54%). Dos entrevistados, a maioria afirma que não participa da Black Friday pelos seguintes motivos: não precisam fazer compras, estão com uma situação financeira instável ou esquecem do evento.
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Os resultados indicam, no entanto, que entre os brasileiros há uma atitude mais positiva do que negativa em relação às vendas no período. Mais de 50% das pessoas acreditam que a Black Friday oferece uma oportunidade de fazer um bom negócio e de comprar itens caros com descontos. Por outro lado, alguns acreditam que, antes do evento, as lojas aumentam os preços para reduzi-los posteriormente.